Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Títulos Alternativos
(Espanhol/Castelhano) Música,streaming, clase: Divisiones sociales en las nuevas formas de consumo cultural digita
(Francês) Musique,streaming, classe: Les divisions sociales dans les nouvelles formes de consommation culturelle numérique
(Inglês) Music, streaming, class: Social divisions in new forms of digital cultural consumption
Abstract/Resumo
A utilização crescente de plataformas online para consumo de música trouxe novas dinâmicas nas práticas específicas deste consumo. A presente pesquisa tem como objetivo compreender de que forma a utilização de dispositivos ligados à internet tem sido incorporada no consumo cultural dos portugueses, com um foco específico no consumo musical. Para tal, foram utilizados dados secundários do Inquérito às Práticas Culturais dos Portugueses de 2020 do ICS. Os principais resultados da investigação, apontam para os traços de segmentação social do uso da internet para consumos musicais bem como de estilos musicais, quando utilizada a variável das práticas exo-domiciliárias como indicativa do gosto pessoal.
************************************************************************************************************************************************
The growing use of online platforms for music consumption has brought new dynamics to the specific practices of this consumption. This research aims to understand how the use of internet-connected devices has been incorporated into the cultural consumption of the Portuguese, with a specific focus on music consumption. To this end, secondary data from the ICS’s 2020 Survey of Portuguese Cultural Practices was used. The main results of the research point to social segmentation traits in the use of the internet for music consumption as well as musical styles, when using the variable of practices outside home as an indicator of personal taste.
************************************************************************************************************************************************
L’utilisation croissante des plateformes en ligne pour la consommation de musique a apporté unenouvelle dynamique aux pratiques spécifiques de cette consommation. Cette recherche vise à comprendrecomment l’utilisation d’appareils connectés à l’Internet a été incorporée dans la consommation culturelle desPortugais, avec un accent particulier sur la consommation de musique. Pour ce faire, des données secondairesissues de l’enquête 2020 de l’ICS sur les Pratiques Culturelles des Portugais ont été utilisées. Les principauxrésultats de la recherche mettent en évidence des traits de segmentation sociale dans l’utilisation de l’internetpour la consommation de musique ainsi que des styles musicaux, lorsque l’on utilise la variable des pratiqueshors du domicile comme indicateur des goûts personnels.
***************************************************************************************************************************************************
El creciente uso de plataformas online para el consumo de música ha traído nuevas dinámicas a las prácticas específicas de este consumo. Esta investigación tiene como objetivo entender cómo el uso de dispositivos conectados a Internet se ha incorporado al consumo cultural de los portugueses, con un enfoque específico en el consumo de música. Para ello, se utilizaron datos secundarios de la Encuesta 2020 de Prácticas Culturales de los Portugueses del ICS. Los principales resultados de la investigación apuntan a rasgos desegmentación social en el uso de Internet para el consumo de música, así como de estilos musicales, cuando se utiliza la variable de prácticas fuera de casa como indicador del gusto personal.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Consumo cultural digital,Gosto,Divisão digital,Streaming musical,Digital cultural consumption,Taste,Digital divide,Music streaming,Gusto,Brecha digital,Streaming de música,Consommation culturelle numérique,Goût,Fracture numérique,Musique en streaming
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
022.13064.BD | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |