Publication in conference proceedings
Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa: Fatores e processos
Filipa Pinho (Pinho, F.); Sandra Mateus (Mateus, S.); Patrícia Amaral (Amaral, P.);
Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea: Livro de Atas
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2025-12-05 05:41)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Neste texto irão debater-se os fatores e processos geradores de insucesso e abandono escolar através da análise de 6 entrevistas biográficas e 4 grupos focais a jovens com diversos perfis sociais, de desempenho escolar e de relação com a educação. As entrevistas e grupos focais foram desenvolvidos em 2017 no quadro de uma pesquisa qualitativa sobre as causas e características do abandono precoce e do insucesso escolar num concelho da Área Metropolitana de Lisboa. A pesquisa decorre do projeto europeu Below 10 (Erasmus +), tendo como objetivo conhecer os diversos perfis de jovens em risco ou em situação de abandono escolar em diferentes territórios europeus. Da análise sobressaem condições de desigualdade específicas e um conjunto de fatores individuais, familiares, escolares e comunitários, que configuram quer as trajetórias escolares, quer as trajetórias biográficas dos jovens. São também esboçadas recomendações específicas para promover o sucesso escolar.
Acknowledgements
--
Keywords
Educação,Abandono precoce,Insucesso escolar,Desigualdades