Ciência_Iscte
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea: Livro de Atas
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
Neste texto irão debater-se os fatores e processos geradores de insucesso e abandono
escolar através da análise de 6 entrevistas biográficas e 4 grupos focais a jovens com
diversos perfis sociais, de desempenho escolar e de relação com a educação. As
entrevistas e grupos focais foram desenvolvidos em 2017 no quadro de uma pesquisa
qualitativa sobre as causas e características do abandono precoce e do insucesso
escolar num concelho da Área Metropolitana de Lisboa. A pesquisa decorre do projeto
europeu Below 10 (Erasmus +), tendo como objetivo conhecer os diversos perfis de
jovens em risco ou em situação de abandono escolar em diferentes territórios
europeus. Da análise sobressaem condições de desigualdade específicas e um
conjunto de fatores individuais, familiares, escolares e comunitários, que configuram
quer as trajetórias escolares, quer as trajetórias biográficas dos jovens. São também
esboçadas recomendações específicas para promover o sucesso escolar.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Educação,Abandono precoce,Insucesso escolar,Desigualdades
English