Artigo em revista científica Q2
O agir leigo e o cuidado em saúde: a produção de mapas de cuidado
Luiz Carlos Oliveira Cecílio (Cecílio, L.); Graca Carapinheiro (Carapinheiro, G.); Rosemarie Andreazza (Andreazza, R.); Ana Lúcia Medeiros de Souza (Souza, A. L. M.); Maria da Graça Garcia Andrade (Andrade, M. G. G.); Sílvia Maria Santiago (Santiago, S. M.); Consuelo Sampaio Meneses (Meneses, C. S.); Denizi Oliveira Reis (Oliveira, D.); Eliane Cardoso Araújo (Cardoso, E.); Nicanor Rodrigues da Silva Pinto (Pinto, N.); Sandra Maria Spedo (Spedo, S. M.); et al.
Título Revista
Cadernos de Saúde Pública
Ano
2014
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 4

(Última verificação: 2019-08-22 16:50)

Ver o registo na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 5

(Última verificação: 2019-08-22 07:12)

Ver o registo na Scopus

Títulos Alternativos

(Inglês) Lay agency and healthcare: producing healthcare maps

Abstract/Resumo
O estudo teve como objetivo caracterizar que outras lógicas de regulação, para além da governamental, resultam na produção do cuidado, por meio de pesquisa qualitativa realizada em dois municípios do ABCD Paulista, São Paulo, Brasil, em duas etapas. Na primeira, foram realizadas entrevistas com atores estratégicos (gestores e políticos) e atores-trabalhadores-chave. Na segunda, foram coletadas histórias de vida de 18 pessoas com elevada frequência de utilização de serviços de saúde. A análise de implicação dos pesquisadores com o campo permitiu uma melhor compreensão das narrativas. Foram caracterizados quatro regimes de regulação (governamental, profissional, clientelístico e leigo), indicando que a regulação é campo em permanente disputa, é uma produção social. Com o seu agir, os usuários produzem mapas de cuidado que nos indicam como há outros arranjos possíveis de sistemas de saúde, representando um convite para experimentarmos a cogestão do cuidado entre equipes e usuários, como caminho promissor para a inadiável necessidade de reinvenção da saúde.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Regulação e fiscalização em saúde,Assistência à saúde,Pesquisa qualitativa,Delivery of health care,Health care coordination and monitoring,Qualitative research
  • Medicina Clínica - Ciências Médicas
  • Ciências da Saúde - Ciências Médicas
  • Outras Ciências Médicas - Ciências Médicas
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PEst-OE/SADG/UI3126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia