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O estudo do programa decorativo da Igreja da Misericordia de Coruche: abordagem à reintegração cromática entre estratificações históricas e artistícas
Giovanni Borsoi (Borsoi Giovanni); José Maria Lobo de Carvalho (Lobo de Carvalho José Maria); Stefania Stellacci (Stellacci, S.); Milene Gil (Gil Milene); Ana Cardoso (Cardoso Ana);
Event Title
IV Congresso Ibero Americano
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
O património arquitetónico e artístico reflete, na sua configuração morfológica e material, as mudanças de paradigmas estéticos e os impactos decorrentes da passagem do tempo. Neste contexto, o restauro visa recuperar a integridade material, identidade e eficiência funcional do bem cultural procurando um compromisso entre instâncias históricas e estéticas. A seleção das estratégias e técnicas de intervenção, entre as quais a remoção de adições e reintegração de lacunas, representa um processo controverso que exige uma compreensão integrada do bem cultural. O presente artigo descreve as principais fases de preparação do restauro interior da Igreja da Misericórdia de Coruche (Portugal), nomeadamente da parede fundeira, correspondente ao retábulo do altar-mor. O restauro desta igreja de matriz maneirista, baseou-se num conjunto de análises complementares, entre as quais a pesquisa documental, o levantamento métricoarquitetónico, o diagnostico das anomalias e as análises químicas e microestruturais dos materiais, que resultou numa nova leitura cromática do programa decorativo original da igreja. Os resultados obtidos sugerem a reposição das cores originais do retábulo tardo-quinhentista e dos acrescentos barrocos (talha), nomeadamente a pintura mural, pintura sobre pedra e madeira, talha dourada, estatuária e mobiliário. O restauro revelou um trabalho original de cantaria de grande qualidade e erudição (por ex. os painéis policromos das paredes laterais, a folha de ouro nos arcos e pilastras, as pinturas florais do século XVIII, a pedra polícroma dos painéis laterais e as pinturas decorativas parietais), dando origem a uma nova leitura cromática e conferindo uma coerência entre os elementos decorativos e a configuração arquitetónica.
Acknowledgements
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Keywords