Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
XXIX Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica - Emprendimiento, estrategia y conocimiento
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Spain
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
Numa era em que o mercado está altamente competitivo e globalizado, as empresas são forçadas
a repensar e inovar as estratégias. Esta investigação pretende averiguar se o CIEE Lisboa
recorre à implementação de estratégias corporativas para atingir os seus objetivos estratégicos,
ampliar a área de atuação e aumentar a performance. A metodologia utilizada foi de carácter
qualitativo, tendo sido realizadas 18 entrevistas, posteriormente submetidas a uma extensa
análise de conteúdo. O estudo conclui que o CIEE implementa estratégias de diversificação de
produto que lhe permitem crescer organicamente, contribuindo assim para a criação de barreiras
à entrada de novos concorrentes. Também conclui que a formação de alianças estratégicas é
vital e tem um impacto positivo na satisfação dos consumidores. Por fim, a investigação mostra
que o recurso a uma F&A não é uma opção viável para a organização, pois não se encontra
alinhada com a fase de desenvolvimento atual.
Acknowledgements
--
Keywords
Estratégia,Estratégias corporativas,Diversificação,Alianças estratégicas,Fusões e/ou aquisições
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
UID/GES/00315/2019 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |