Talk
O impacto do uso de tecnologias no desempenho docente – estudo comparativo entre Portugal e Brasil
Pedro Miguel Marques da Costa (Costa); Generosa do Nascimento (Nascimento, G.); Marcelo Borges Rocha (Rocha);
Event Title
Encontro Internacional “A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia” (VPCT 2020)
Year (definitive publication)
2020
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
A Avaliação de Desempenho Docente é um importante instrumento, para as escolas e professores, pois promove o desenvolvimento profissional, a motivação do corpo docente e conduz à reflexão, à melhoria do desempenho dos professores e da qualidade do ensino. Realizaram-se entrevistas aos professores, de duas instituições de ensino particular, uma localizada em Portugal e outra no Brasil, para investigar sobre os novos desafios do ensino, mais especificamente sobre o impacto do uso de tecnologias no desempenho docente. A maioria dos entrevistados percebe a importância da tecnologia para suas práticas e, ambas instituições incentivam seu uso por considerarem que facilita o desempenho do professor e a aprendizagem dos alunos.
Acknowledgements
--
Keywords
Avaliação de desempenho docente,tecnologias,metodologias de ensino