Scientific journal paper
O marketing relacional como novo paradigma: uma análise conceptual
Joaquim Antunes (Antunes, J.); Paulo Rita (Rita, P.);
Journal Title
Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão
Year (definitive publication)
2008
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 170

(Last checked: 2025-12-18 15:13)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
O presente artigo procura analisar a evolução e aceitação, por parte da comunidade científica e académica, da abordagem de marketing relacional como paradigma emergente. São objecto de estudo as insuficiências do marketing transaccional bem como as linhas e determinantes que contribuíram para o desenvolvimento do marketing relacional. Apresentam-se ainda as novas formas de actuação do marketing relacional e as respectivas implicações na gestão das organizações. O trabalho termina com um conjunto de reflexões finais e com um despertar e incentivo para novas investigações em marketing relacional, em Portugal, bem como para uma maior aplicação por parte das organizações.
Acknowledgements
--
Keywords
Marketing transaccional, Marketing relacional