Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
VII Congresso Português de Sociologia. Sociedade, Crises e Reconfigurações
Year (definitive publication)
2012
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
Parte da curiosidade suscitada pelos trajetos escolares de sucesso de alguns jovens com origens
sociais desfavorecidas advém de aparentemente terem pouco lugar nas teorias que, a partir da
década de 60, se debruçaram sobre a maior vulnerabilidade escolar das classes populares, como a
teoria da “reprodução cultural” de Pierre Bourdieu.
Na extensa obra do autor não é conhecido nenhum trabalho especificamente dedicado aos trajetos
escolares bem-sucedidos nas classes populares. Interessa dizer, aliás, que das poucas vezes que se
referiu diretamente a esses casos o autor considere que estes contribuem para a invisibilidade e
legitimação das desigualdades sociais face à escola. Ainda assim, é possível encontrar não só
pequenos apontamentos explicativos sobre esses trajetos “inesperados” na sua obra, como várias
ferramentas analíticas para o seu entendimento.
O confronto entre as pesquisas sobre trajetos escolares de contratendência, iniciadas a partir de
meados da década de 80 e algumas das propostas de Pierre Bourdieu revela que os trajetos a que
nos temos vindo a referir, parecem ser uma oportunidade para mobilizar e aprofundar o legado
bourdiano.
Acknowledgements
--
Keywords
Classes populares,Sucesso escolar,Pierre Bourdieu