Talk
O papel das Parcerias na Internacionalização das Empresas Portuguesas,
Ivo Pereira (Pereira, Ivo); Rui Moreira Carvalho (Carvalho, R.); José Esperança (Esperança, J.);
Event Title
IV Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia e I Congresso Ibero- Americano de Estratégia
Year (definitive publication)
2012
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 12

(Last checked: 2024-04-26 06:01)

View record in Google Scholar

Abstract
Este estudo analisa os determinantes da formação de parcerias em processos de internacionalização, em particular para mercados emergentes. O estudo confirma um impacto positivo da procura de competências no processo de formação de parcerias. Ficou também demonstrado que o estabelecimento de parcerias está negativamente relacionado com o grau de aprendizagem resultante dos processos de investimento direto estrangeiro. O estudo permite, também, confirmar que o estabelecimento de parcerias é maior em mercados emergentes, assim como o estabelecimento de parcerias é maior quando o potencial parceiro é uma empresa sediada no país de destino. Finalmente, o estudo confirma o impacto positivo e estatisticamente significativo do estabelecimento de parcerias quando a capacidade de decisão (maioria do capital social) é assegurada pela empresa multinacional.
Acknowledgements
--
Keywords
Internacionalização,Parcerias,Conhecimento,Autorregulação