Scientific journal paper
O papel do capital psicológico na criação de valor para as organizações
Ana Antunes (Antunes, A); António Caetano (Caetano, A.); Miguel Pina e Cunha (Cunha, M. P.);
Journal Title
Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão
Year (definitive publication)
2013
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 36

(Last checked: 2025-12-18 10:49)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
A aplicação da positividade aos contextos organizacionais tem conhecido uma divulgação crescente, mas vê ainda questionada a sua pertinência para as ciências organizacionais. O objetivo deste artigo é analisar criticamente o papel do capital psicológico, constructo central do comportamento organizacional positivo, na criação de valor para as organizações. A partir da atual concetualização de capital psicológico, são examinadas as relações entre este constructo, o capital humano e o capital social, estes últimos reconhecidos pelo seu valor acrescentado para as organizações. É sugerida uma releitura das relações entre estas três formas de capital, assente na sua demarcação, mas também na sua eventual articulação e integração. Esta reflexão crítica é complementada com uma análise da evidência empírica disponível e dos seus contributos e limitações para a assunção do valor acrescentado do capital psicológico para as organizações.
Acknowledgements
--
Keywords
Comportamento organizacional positivo; Capital psicológico; Capital humano; Capital Social