Artigo em revista científica
O papel do jornalismo no combate às fake news: o caso do último dia da campanha eleitoral de 2019 em Portugal
Tiago Lima Quintanilha (Quintanilha, T. L.); Gustavo Cardoso (Cardoso, G.); Vania Baldi (Baldi, V.); Miguel Paisana (Paisana, M.);
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Títulos Alternativos

(Inglês) The role of journalism in combating fake news: the case of the last day of the 2019 election campaign in Portugal

(Francês) Le rôle du journalisme dans la lutte contre les fausse nouvelles: Le cas du dernier jour de la campagne électorale de 2019 au Portugal

(Espanhol/Castelhano) El papel del periodismo en la lucha contra las fake news: el caso del último día de la campaña electoral de 2019 en Portugal

Abstract/Resumo
Este artigo reflete sobre o papel do jornalismo na desconstrução de uma notícia falsa, de teor propagandístico, mediatizada no último dia da campanha para as legislativas de 2019, em Portugal. Procedeu-se à recolha de notícias veiculadas nos órgãos de comunicação social portugueses, contextualizando a cobertura mediática no quadro do impacto da desinformação na confiança em notícias, com o auxílio de dados coligidos no âmbito do projeto Digital News Report. Concluiu-se que o escrutínio jornalístico, adjuvado pelas características do sistema mediático português, poderá ter contribuído para um impacto nulo desta notícia falsa no resultado eleitoral, ao contrário do observado em atos eleitorais noutros países, nomeadamente nos EUA, Reino Unido e Brasil.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Campanha eleitoral,Fake news,Jornalismo
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia