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O rosto da máscara: uma abordagem sociológica dos usos e representações do corpo na obra de Helena Almeida e Jorge Molder
Anabela Pereira (Anabela da Conceição Pereira);
Título Revista/Livro/Outro
Tese de Doutoramento (não publicada)
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Portugal
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N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-04-23 10:13)

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Abstract/Resumo
O objectivo desta investigação foi estudar os usos e representações do corpo no trabalho de Helena Almeida e Jorge Molder, de modo a explicar como ambos se particularizam pela abordagem da identidade e do corpo nas suas obras e, também, compreender como a corporalidade fundamenta os processos de construção da identidade pessoal e profissional dos artistas e da obra, reconstruindo na sua sequência, as narrativas da singularidade e do reconhecimento artístico nos dois casos. A abordagem interpretativa da representação do corpo mobilizou técnicas documentais e visuais como instrumentos de recolha de informação, cujo tratamento, sobretudo qualitativo, derivou numa análise dos vários discursos que definem os casos, incluindo a reconstrução das trajectórias curriculares dos artistas. Permitiu a interpretação da presença do corpo na obra, a nível individual (sentidos subjacentes), e a reconstrução do sentido visual e discursivo da obra, a nível externo (sentidos legitimados e reconhecidos), oferecendo uma perspectiva multifacetada dos casos/narrativas, em que o corpo surge como projecto pessoal para novas formas de representação e identidade.
Agradecimentos/Acknowledgements
Aos artistas, orientadoras, ao Cies-Iscte, e à FCT pelo financiamento do projecto.
Palavras-chave
Corpo,Identidade,Representação,Helena Almeida,Jorge Molder,Trajectórias,Discurso,Análise discursiva,Análise textual,Análise visual
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BD/43350/2008 FCT