Scientific journal paper
O segmento esquecido! Os séniores e a comunicação publicitária
Ana Cristina Antunes (Antunes, A. C.); Sandra Miranda (Miranda, S.); Marina Teixeira (Teixeira, M.);
Journal Title
Comunicação Pública
Year (definitive publication)
2014
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Sendo evidente na literatura a sub-representação dos seniores na publicidade e a clara ausência de investigações que abordem esta temática pela óptica deste segmento, o presente estudo, partindo do ponto de vista dos seniores, tem como principal objetivo compreender de que modo as comunicações publicitárias são por eles percepcionadas e interpretadas. Tratandose de um estudo exploratório, pioneiro em contexto nacional, optou-se por uma metodologia do tipo qualitativo, operacionalizada através da realização de quatro Focus Groups. Como conclusão geral, destaca-se o facto de os seniores gostarem de publicidade, integrando-a no seu quotidiano, conquanto não se revejam no modo como por ela são representados, estando esta ilação adstrita aos estereótipos de valoração negativa que as comunicações publicitárias veiculam.
Acknowledgements
--
Keywords
Seniores; Publicidade; Afetividade face à publicidade; Auto e heteroperceção face à publicidade