Scientific journal paper Q2
Online dating em tempos de COVID-19: práticas de uso e dinâmicas comunicacionais em transformação forçada
Rita Sepúlveda (Sepúlveda, R.); Miguel Crespo (Crespo, M.); Jorge Vieira (Vieira, J.);
Journal Title
Observatorio (OBS*)
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-11-15 12:37)

View record in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 2

(Last checked: 2024-11-18 06:32)

View record in Google Scholar

Alternative Titles

(English) Online dating in times of COVID-19: usage practices and communicational dynamics in forced transformation

Abstract
As plataformas de online dating, que progressivamente se têm multiplicado e migrado do formato website para o de aplicação móvel e crescido em número de utilizadores, oferecem uma crescente variedade e multiplicidade de formas de socialização, que se desdobra, tipicamente, em três etapas: construção de perfil, correspondência com outros utilizadores e descoberta. Mesmo que os seus utilizadores procurem mais do que relacionamentos ou sexo, a pandemia de COVID-19 e consequentes limitações, em especial distanciamento social físico e confinamentos, veio alterar os pressupostos do seu funcionamento e a forma como os utilizadores interagem, nomeadamente pela impossibilidade da descoberta mútua migrar para encontros presenciais. Nesse sentido procurou investigar-se três grandes dimensões de análise ancoradas ao contexto nacional: 1) como é que os utilizadores reagiram, em termos de comportamentos e hábitos de consumo, às alterações provocadas pela pandemia, 2) como as plataformas se adaptaram e 3) que atenção foi dada pelos media às transformações do online dating. Para responder às questões analisou-se de forma triangulada o consumo dos utilizadores, a comunicação e evolução das plataformas e a atenção dos media, numa análise mista (quantitativa e qualitativa) realizada com recurso a métodos e ferramentas digitais de extração, organização e análise, e a dados secundários. Os principais resultados apontam para a COVID-19 como variável importante em alterações registadas na construção de perfis e hábitos de consumo por parte dos utilizadores, e dos serviços das plataformas, tanto em termos de conselhos e sugestões como de novas funcionalidades. Os media portugueses focaram também a sua atenção no online dating nas novidades adaptativas em termos de ofertas e tecnologias, e no questionamento da sua utilização em tempos de pandemia.
Acknowledgements
Os autores agradecem à plataforma Felizes.pt pela disponibilização dos dados.
Keywords
Online dating,Pandemia,COVID-19
  • Media and Communications - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia