Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Configurações
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Títulos Alternativos
(Francês) Les tisganes de Lisbonne et la scolarisation: évolutions, blocages, inquiétudes (2003-2015)
(Inglês) The Lisbon Gypsies and schooling: developments, impasses, dilemmas (2003-2015)
Abstract/Resumo
O presente artigo debruça-se sobre a relação dos ciganos com a escola, tomando como exemplo a população residente num bairro de Lisboa em dois momentos distintos, cada um deles correspondendo à realização de um trabalho de campo: 2003-2005 e 2014-2015. A informação empírica decorrente destas investigações permite afirmar que os ciganos de Lisboa valorizam uma certa aproximação e integração no mundo não-cigano que os rodeia, incluindo o universo educativo, o que os torna naturalmente recetivos a determinadas medidas de combate ao insucesso escolar. Ao mesmo tempo, a escola coloca desafios importantes a esta população: alguns destes desafios mexem com a performação da identidade cigana, enquanto outros decorrem da escassez de condições de ensino que lhe são oferecidas pelos não-ciganos. Numa tal situação, torna-se particularmente importante compreender a posição destas comunidades face à integração para, a partir daí, construir um caminho comum fundado no diálogo em vez de na imposição. Um tal desiderato nem sempre é fácil de conciliar com as políticas sociais, de educação e emprego, daí que a impressão mais marcante acerca do período temporal aqui em causa seja de estagnação.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ciganos,Integração,Políticas educativas,Etnografia,Lisboa
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
UID/ANT/04038/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
UID/SOC/04521/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
PTDC/IVC-PEC/4909/2012 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
SFRH/BD/10459/2002 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
SFRH/BPD/78438/2011 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projetos Relacionados
Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):