Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
Os Clubes de Accionistas como dinamizadores da comunicação com os investidores particulares
6º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e 4º Congresso Ibérico
Year (definitive publication)
2009
Language
--
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Este trabalho tem como objectivo analisar os clubes/círculos de accionistas, programas específicos que visam a fidelização de accionistas singulares, enquanto dinamizadores da comunicação com os investidores particulares e como geradores de confiança e de transparência das empresas cotadas.
Os clubes de accionistas remontam ao início dos anos 90 e apesar de terem mais de uma década, são ainda pouco divulgados. Têm expressão sobretudo em França e traduzem uma evolução do Governo das Sociedades que concretiza a vontade das empresas em melhorarem a comunicação com o accionista individual, no sentido de o fidelizarem. Em Portugal, o primeiro círculo de accionistas foi implementado apenas em 2008.
Para o efeito as empresas desenvolvem um conjunto de acções que valorizam o status do accionista no seio da organização, proporcionando-lhes um conjunto de condições especiais.
Os diferentes clubes/círculos de accionistas são analisados em função dos conceitos, formas de funcionamento e tipologias adoptados.
Os clubes de accionistas/círculos de accionistas apresentam-se hoje como um instrumento importante de proximidade com o accionista e como veículo de restauração da confiança.
Acknowledgements
--
Keywords
Comunicação,Comunicação Financeira,Governo das Sociedades,Transparência
Fields of Science and Technology Classification
- Media and Communications - Social Sciences