Ciência-IUL
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Descrição Detalhada da Publicação
Os Clubes de Accionistas como dinamizadores da comunicação com os investidores particulares
6º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e 4º Congresso Ibérico
Ano (publicação definitiva)
2009
Língua
--
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
Este trabalho tem como objectivo analisar os clubes/círculos de accionistas, programas específicos que visam a fidelização de accionistas singulares, enquanto dinamizadores da comunicação com os investidores particulares e como geradores de confiança e de transparência das empresas cotadas.
Os clubes de accionistas remontam ao início dos anos 90 e apesar de terem mais de uma década, são ainda pouco divulgados. Têm expressão sobretudo em França e traduzem uma evolução do Governo das Sociedades que concretiza a vontade das empresas em melhorarem a comunicação com o accionista individual, no sentido de o fidelizarem. Em Portugal, o primeiro círculo de accionistas foi implementado apenas em 2008.
Para o efeito as empresas desenvolvem um conjunto de acções que valorizam o status do accionista no seio da organização, proporcionando-lhes um conjunto de condições especiais.
Os diferentes clubes/círculos de accionistas são analisados em função dos conceitos, formas de funcionamento e tipologias adoptados.
Os clubes de accionistas/círculos de accionistas apresentam-se hoje como um instrumento importante de proximidade com o accionista e como veículo de restauração da confiança.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Comunicação,Comunicação Financeira,Governo das Sociedades,Transparência
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Comunicação - Ciências Sociais