Comunicação em evento científico
Os métodos de contabilidade de gestão como determinantes do preço e da satisfação dos clientes hoteleiros
Maria Machado (Machado, M.);
Título Evento
TMS 2016 – Tourism & Management Studies, International Conference
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Abstract/Resumo
O objetivo geral deste estudo é contribuir para o conhecimento sobre os fatores que condicionam o preço dos hotéis e a satisfação dos seus clientes. Como objetivos específicos podem ser identificados os seguintes: analisar a associação entre os métodos de contabilidade de gestão utilizados pelos hotéis, o preço dos quartos e a satisfação dos seus clientes; analisar a associação entre as características dos hotéis e dos seus responsáveis financeiros, o preço dos quartos e a satisfação dos clientes. Para cumprir os objetivos definidos recorreu-se a uma abordagem compatível com o paradigma de investigação positivista, através de uma recolha de dados sequencial: questionário dirigido aos responsáveis financeiros dos hotéis de quatro e cinco estrelas localizados em Portugal; após construída uma base de dados com os elementos obtidos através do questionário anterior, foram recolhidos índices de satisfação dos clientes hoteleiros obtidos através dos sites booking.com e tripadvisor.com. Pretendem-se atingir os objetivos propostos e conseguir vários contributos teóricos para a área da gestão hoteleira: concluir que a utilização de determinados métodos de contabilidade de gestão aumenta a satisfação dos clientes; concluir que existem associações entre a satisfação dos clientes e algumas características dos hotéis e dos seus responsáveis financeiros; concluir que a utilização de determinados métodos de contabilidade de gestão aumenta o preço praticado pelos hotéis; concluir que existem associações entre o preço praticado e algumas características dos hotéis e dos seus responsáveis financeiros.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
métodos contabilísticos, USALI, satisfação clientes, preço hotéis, características hotéis, características responsáveis financeiros