Publicação em atas de evento científico
Os sociólogos e as Cartas Educativas: O caso de Vila Franca de Xira
Luís Capucha (Capucha, L.); Elisa Alves (Alves, E.); Inês Tavares (Tavares, I.);
IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-17 09:44)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A comunicação que se propõe trata do contributo da Sociologia e dos sociólogos para o planeamento estratégico da educação, materializado no caso específico da Carta Educativa de Vila Franca de Xira. A experiência de elaboração de uma Carta Educativa, por parte de uma equipa de sociólogos do CIES-IUL, e a metodologia adotada põem em evidência a importância da Sociologia no Planeamento e na mobilização das metodologias de investigação-ação, num contexto em que outras disciplinas têm tendido a padronizar procedimentos e a transformar o exercício do planeamento e da avaliação numa mera administração de instrumentos pré-fabricados. Neste sentido, pretende explorar-se, através da perspetiva e da imaginação sociológica, algumas das potencialidades de instrumentos já implantados no campo da educação, como é o caso da Carta Educativa.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Educação,Carta Educativa,Poder local,Planeamento estratégico
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e Tecnologia