Artigo em revista científica
Para uma visão panorâmica do campo das escolas internacionais na Grande Lisboa
Anne Schippling (Schippling, A.); Pedro Abrantes (Abrantes, P.);
Título Revista
Educação, Sociedade e Culturas
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 7

(Última verificação: 2024-03-26 12:13)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O presente artigo providencia um mapeamento das escolas internacionais, na Área Metropolitana de Lisboa, a partir de uma revisão bibliográfica a nível internacional, bem como as primeiras etapas de um estudo empírico nessa região. Estas etapas, centradas na análise documental e em entre- vistas a dirigentes das escolas, permitiram identificar as escolas existentes que adotam esta designação, assim como analisar alguns aspetos fundamentais tais como: o momento da fundação, a localização, a vinculação a organizações internacionais, o currículo e diplomas, a missão e objetivos expressos. Com base nestes elementos, nas derradeiras páginas, propomos uma tipologia de escolas internacionais e apontamos algumas pistas interpretativas que irão guiar os próximos passos da pesquisa.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Escolas internacionais,Área Metropolitana de Lisboa,Educação de elites
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BPD/112406/2015 Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia