Artigo em revista científica
Perfis e práticas de leitura de livros dos alunos em Portugal
João Trocado da Mata (Mata, J. T. da.); José Soares Neves (Neves, J. S.); Patrícia Ávila (Ávila, P.); Miguel Ângelo Lopes (Lopes, M. Â.);
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2025-03-15 13:58)

Ver o registo no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Títulos Alternativos

(Espanhol/Castelhano) Perfiles y prácticas de lectura de libros de los estudiantes Portugueses

(Francês) Profils et pratiques de lecture de livres des élèves Portugais

(Inglês) Book reading profiles and practices of Portuguese students

Abstract/Resumo
Com base numa operação de inquérito por questionário a uma amostra representativa de alunos matriculados no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário em Portugal continental, nos anos letivos de 2018/19 e 2019/2020, o artigo trata as práticas de leitura de livros, em formato impresso e digital, entendidas como prática cultural, avançando novos dados sobre o caso português. Os perfis sociais dos alunos e os contextos familiares são as duas principais dimensões em análise. Os resultados revelam a importância da inclusão das atividades e dinâmicas familiares relacionadas com a leitura no modelo analítico, complementando a abordagem mais comum na análise sociológica realizada a partir do capital cultural objetivado e institucionalizado.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Práticas de leitura,Ensino básico e secundário,Leitura de livros,Família e leitura