Scientific journal paper
Perspectiva etnográfica como proposta de metodologia de ensino de sociologia
Patricia Bandeira de Melo (Melo, P. B.); Tatiane Oliveira de Carvalho Moura (Moura, T.);
Journal Title
Revista Portuguesa de Educação
Year (definitive publication)
2017
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 3

(Last checked: 2024-05-17 19:44)

View record in Google Scholar

Abstract
Este artigo apresenta um modelo de mediação didática para o ensino de sociologia. Efetivada em uma escola pública na cidade de São José do Belmonte, Pernambuco, Brasil, a mediação fitou o aprendizado a partir de uma pesquisa de campo feita durante a festa da Cavalgada à Pedra do Reino. Primeiro, os estudantes apropriaram-se dos conceitos de cultura, cultura popular, festa, festa popular e etnografia, e foram a campo para observar, estranhar e refletir acerca do meio do qual fazem parte, registrando suas reflexões em cadernos de campo. Nessa proposta de trabalho de perspectiva etnográfica, os alunos usaram o mundo como laboratório para compreender a sociologia. A mediação didática considerou que os discentes são investigadores críticos, protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, na qual a palavra é dada ao educando. Eles usaram o seu contexto de existência para compreender sociologicamente o que já conheciam, mas cujos sentidos eram silenciados na estrutura social.
Acknowledgements
--
Keywords
Mediação didática,Ensino de sociologia,Perspectiva etnográfica
  • Sociology - Social Sciences