Artigo em revista científica
Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica
Luziana da Silva Lima (Lima, L. da S.); Soraia Carolino (Carolino, S. G.); Francisco Herbert Lima Vasconcelos (Vasconcelos, F. H. L.); Daniel Brandão Menezes (Menezes, D. B.); Emanuel Ferreira Coutinho (Coutinho, E. F.);
Título Revista
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Títulos Alternativos

(Espanhol/Castelhano) Plataforma Luz do Saber: Un recurso educativo digital para la alfabetización en la educación básica

(Inglês) Luz do Saber platform: A digital educational resource for literacy in basic education

Abstract/Resumo
A educação contemporânea exige propostas educativas que contemplem as práticas e ferramentas digitais de fomento à leitura e escrita. O objetivo deste artigo é analisar a aplicabilidade da plataforma Luz do Saber como Recurso Educacional Digital (RED) facilitador dos processos de alfabetização e letramento dos discentes na educação básica. A metodologia é de base qualitativa e se utiliza da pesquisa bibliográfica com consulta aos sites governamentais – relacionados aos programas, projetos, recursos educacionais digitais e relatos de experiência – para uma verificação de sua aplicabilidade direcionada à alfabetização e ao letramento – especialmente o Luz do Saber. Os resultados indicam que o Luz do Saber enquanto RED contribui para a alfabetização e letramento dos discentes com suas atividades gamificadas, lúdicas, interativas e com feedbacks imediatos. A deficitária formação digital docente e os aspectos referentes à infraestrutura das instituições e a democratização da internet são algumas questões de grande impacto para o uso eficaz do RED.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Alfabetização,Educação,Letramento,Recurso educacional digital