Ciência_Iscte
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica
Título Revista
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Títulos Alternativos
(Espanhol/Castelhano) Plataforma Luz do Saber: Un recurso educativo digital para la alfabetización en la educación básica
(Inglês) Luz do Saber platform: A digital educational resource for literacy in basic education
Abstract/Resumo
A educação contemporânea exige propostas educativas que contemplem as práticas e ferramentas
digitais de fomento à leitura e escrita. O objetivo deste artigo é analisar a aplicabilidade da
plataforma Luz do Saber como Recurso Educacional Digital (RED) facilitador dos processos de
alfabetização e letramento dos discentes na educação básica. A metodologia é de base qualitativa
e se utiliza da pesquisa bibliográfica com consulta aos sites governamentais – relacionados aos
programas, projetos, recursos educacionais digitais e relatos de experiência – para uma
verificação de sua aplicabilidade direcionada à alfabetização e ao letramento – especialmente o
Luz do Saber. Os resultados indicam que o Luz do Saber enquanto RED contribui para a
alfabetização e letramento dos discentes com suas atividades gamificadas, lúdicas, interativas e
com feedbacks imediatos. A deficitária formação digital docente e os aspectos referentes à
infraestrutura das instituições e a democratização da internet são algumas questões de grande
impacto para o uso eficaz do RED.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Alfabetização,Educação,Letramento,Recurso educacional digital