Talk
Plurality and decoloniality in the construction of academic curricula and pedagogic practices/Pluralidade e decolonialidade na construção de currículos académicos e práticas pedagógicas
Thomas Muhr (Muhr, T.); Ana Lúcia Sá (Sá, Ana Lúcia);
Event Title
Pedagogic Sessions – Sessions for Sharing Pedagogic Practices, Iscte-IUL Pedagogic Council, Lisbon, Portugal.
Year (definitive publication)
2024
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
As salas de aula são crescentemente plurais. O Iscte é, cada vez mais, uma universidade com grande capacidade de atração de estudantes internacionais, seja em programas de mobilidade, seja, de forma especial, cumprindo um projeto educativo e de vida, ao realizar os seus graus de licenciatura, mestrado e doutoramento. Muitos destes estudantes que o Iscte acolhe são provenientes do Sul Global e escolhem uma universidade do Norte Global para a sua formação. Com base neste contexto de incremento da diversidade em sala de aula e atendendo aos debates sobre a descolonização dos currículos académicos, esta sessão tem como objetivos pensar e debater formas de elaboração de programas mais plurais e decoloniais que acomodam e promovem e esta diversidade. A sessão estrutura-se em torno das diferentes componentes do processo de ensino-aprendizagem: perspetivas teóricas, empíricas e pedagógicas que espelhem um currículo mais plural e integrador.
Acknowledgements
--
Keywords