Scientific journal paper Q3
Poder e liderança nas escolas: um estudo sociológico em contextos desfavorecidos
Inês Baptista (Baptista, I.); Pedro Abrantes (Abrantes, P.);
Journal Title
Revista Lusófona de Educação
Year (definitive publication)
2015
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 1

(Last checked: 2025-12-13 05:54)

View record in Scopus


: 0.5
Google Scholar

Times Cited: 21

(Last checked: 2025-12-19 04:16)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Alternative Titles

(Spanish/Castilian) Poder y liderazgo en escuelas: Un estudio sociológico en entornos marginados

(Portuguese) Poder e liderança nas escolas: um estudo sociológico em contextos desfavorecidos

(French) Pouvoir et leadership dans les écoles: Une étude sociologique dans des contextes défavorisés

Abstract
Parte-se de uma perspectiva sociológica sobre o poder nas organizações escolares, baseada nas teorias consagradas de Max Weber e Crozier & Friedberg. Esta perspectiva é confrontada com estudos recentes sobre a liderança nas escolas e, posteriormente, é utilizada na análise dos processos de liderança em dois agrupamentos de escolas, localizados em contextos desfavorecidos, em regiões distintas de Portugal. Os “estudos de caso” envolveram a realização de entrevistas a professores com diversos cargos nos dois agrupamentos, um questionário aos docentes e outros aos encarregados de educação, bem como observação participante. A análise destaca a tensão entre lógicas legais e tradicionais de poder, a fragilidade do conselho geral e das lideranças intermédias, assim como hiatos de liderança pedagógica, apontando pistas para a sua superação.
Acknowledgements
--
Keywords
Organização,Direção,Liderança,Participação,TEIP
  • Educational Sciences - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia