Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Políticas de democratização do acesso e diversificação do perfil de estudantes no ensino superior: experiências de Portugal e Brasil
Journal Title
Revista FORGES
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Alternative Titles
(English) Policies for democratization access and diversification the profile of students in Higher Education: experiences from Portugal and Brazil
Abstract
No intuito de contribuirem para o desenvolvimento social e para a diminuição das desigualdades, as instituições públicas de ensino superior, têm empreendido ações que visam à inclusão de estudantes historicamente excluídos deste nível de ensino. A despeito das recentes políticas de democratização do acesso, como aquelas decorrentes da Lei de Cotas, no Brasil (Domingues, 2005; Heringer e Honorato, 2014; Oliveira e Magalhães, 2014), e das regulamentações dos Concursos Especiais para Acesso e Ingresso no Ensino Superior, em Portugal (Amaral e Tavares, 2015; Heitor e Horta, 2015; Silva e Serrano, 2015; Almeida et al 2003; Mauritti, 2002; Martins, Mauritti e Costa, 2005 e 2008), a efetiva integração dos estudantes adultos “não tradicionais” tem sido lenta e ainda pouco impactante na reconfiguração do perfil do corpo estudantil no subsistema público universitário. Esta investigação, de caráter quantitativo, suportada em dados de registros administrativos (DGEEC e INEP), observará a experiência em Portugal (M23) e o ingresso de estudantes com tal perfil de faixa etária na UFRJ (Brasil), tendo em vista que apesar de não haver uma política nesse sentido no Brasil, é importante iniciar uma discussão sobre o desenvolvimento de ações institucionais no acesso deste perfil de estudante nos cursos de 1º ciclo (licenciatura/graduação).
Acknowledgements
--
Keywords
Democratização,Acesso,Universidade,Diversificação estudantil,Qualificação de adultos
Fields of Science and Technology Classification
- Educational Sciences - Social Sciences
- Sociology - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
UIDB/03126/2020 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Related Projects
This publication is an output of the following project(s):