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Portugal e Brasil - Duas Nações em Harmonia
António Lavareda (Lavareda, A); José Roberto Afonso (Afonso, J.R.); Nuno Santos (Santos, N.);
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Abstract
O livro baseia-se num estudo inédito e simultâneo sobre a percepção no Brasil e em Portugal sobre o bicentenário da independência. No estudo, foi abordado um amplo conjunto de temas, como o nível de conhecimento sobre o bicentenário, a opinião acerca da relação entre os dois países, e as expectativas para os próximos anos. O livro olha para o passado, para o presente e para o futuro da história dos dois países. Há 200 anos, a independência brasileira teve características marcantes e peculiares no cenário internacional e de época. Não envolveu a ruptura contra seu antigo colonizador, tão comum em outras colónias. Não houve a fragmentação do território, da organização política e da língua, mas é inegável que se pagou um preço alto, inclusive, ao acabar com diferentes rebeliões regionais e se manter a escravidão por décadas. Após 200 anos, a sociedade, a economia, brasileira e mundial, atravessam um período de transformações radicais, provocadas, dentre outras, pela revolução digital, pandemia, desequilíbrio ambiental, guerra no velho centro do mundo, desigualdades sociais e ameaças à democracia. Alguns desafios brasileiros ainda não foram superados e surgem outros, e imensos, para tornar uma nação independente e integrada. Agora, a expectativa é de melhores condições de vida, com menos desigualdade, social e econômica, com mais respeito à diversidade e com sustentabilidade ambiental, ou seja, que se possa ter uma nação, uma sociedade e uma economia mais sólidas e justas do que hoje ou do que há dois séculos. Muitos fatores conspiram para que Brasil e Portugal venham estreitar ainda mais seus laços de amizade e parceria. Na sociedade e na economia moderna, cada vez mais globalizada, ser uma nação realmente independente exige integração aos valores, aos padrões de vida e de negócios e, sobretudo, aos compromissos com a sustentabilidade, ambiental e social.
Acknowledgements
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Keywords
Market research,Pesquisa,Opinião,Brasil,Portugal