Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Pós-verdade e pós-ciências sociais – da necessidade e da capacidade autocrítica
Título Evento
A Era da Pós-verdade
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
A época da geração mais escolarizada de sempre revela-se vulnerável à crescente irracionalidade.
A ciência, motivo de mobilização das ciências sociais, torna-se inacessível para a sociologia, embrenhada num síndrome de híper-disciplinaridade. O ensino superior em ciências sociais tornou-se uma oferta patchwork da responsabilidade de cada aluno e promove o relativismo. O valor da ciência ou os riscos ambientais, decorrentes das práticas extrativas e industriais dominantes, são relativizados.
As ciências sociais parecem querer salvar-se da turbulência cognitiva e social alheando-se de assuntos candentes, tornando-se irrelevantes e passando despercebidas.
Como sugere a Sociologia Pública, urge dar a conhecer a sociedade à própria sociedade.
Um dos departamentos de sociologia do país organizou um evento singular: um simpósio sobre teorias sociológicas, organizado entre docentes e estudantes, para dar conta de modos de melhorar o ensino. Neste artigo far-se-á um balanço do simpósio.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
teoria social,democracia,ciência,ensino
Classificação Fields of Science and Technology
- Sociologia - Ciências Sociais