Artigo em revista científica Q4
Programa de intervenção nas interacções pais-filhos “Desenvolver a Sorrir”: estudo exploratório
Michel Zuzarte (Zuzarte, M.); Maria Manuela Calheiros (Calheiros, M. M.);
Título Revista
Análise Psicológica
Ano (publicação definitiva)
2010
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 3

(Última verificação: 2025-12-23 20:58)

Ver o registo na Scopus


: 0.8
Google Scholar

N.º de citações: 30

(Última verificação: 2025-12-18 18:18)

Ver o registo no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Títulos Alternativos

(Inglês) Intervention program on interactions parent-child

Abstract/Resumo
Este artigo descreve um Programa de intervenção nas interacções pais-filhos, em contextos lúdicos de aprendizagem, o qual é direccionado para famílias “de risco” com crianças até aos 3 anos. Apresenta ainda, um estudo de carácter exploratório onde se avalia a eficácia do programa. O Programa, que tem por objectivo desenvolver competências parentais através da modelagem e experimentação de interacções positivas em sete sessões, foi aplicado a 19 díades pais (Idade M=28.5; DP=9.48) criança (Idade M=21 meses; DP=0.99) em contexto domiciliário. As interacções das 19 díades foram avaliadas com o NCATS – Teaching Scale e o HOME utilizando-se um desenho de avaliação pré-pós teste. Os resultados indicam diferenças significativas em todas as áreas do meio da criança (estimulação diária, materiais lúdicos, ambiente, envolvimento e responsividade emocional e verbal dos pais) e da qualidade da interacção das díades (sensibilidade aos sinais, resposta ao descontentamento, promoção do desenvolvimento, clareza dos sinais e responsividade ao adulto). Não obstante o carácter exploratório do estudo, considera-se que quer a adesão e satisfação dos pais, quer os efeitos positivos do programa nas interacções das díades apontam para a pertinência da prossecução do seu estudo de validação com vista à sua generalização.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Desenvolvimento infantil,Famílias de risco,Interacção,Pais-filhos,Programa de intervenção,At risk families,Child development,Intervention program,Parent-child interactions
  • Psicologia - Ciências Sociais
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais