Public Governance: as organizações públicas e a distribuição inteligente de incentivos financeiros às empresas
Event Title
II Congresso Internacional de Contabilidade Pública – Reforma da Gestão Financeira Pública: Desafios para a investigação e a prática
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
As boas práticas de Public Governance das organizações públicas assentam, não só, mas também na eficiência e eficácia das suas atribuições. Existem organizações públicas que têm a incumbência da atribuição e verificação dos incentivos financeiros às empresas. Para estas, importa melhorar as suas decisões relativas à avaliação de candidaturas. Assim, estimam-se modelos para classificar as empresas apoiadas quanto ao cumprimento do contratualizado com o Estado e, também, quando à cessação da atividade, tendo por base a situação financeira das empresas apoiadas por um programa comunitário.
Com a utilização de técnicas de ciência de dados obtiveram-se bons modelos preditivos de classificação, o que permite às organizações contemplar, também, a probabilidade de sucesso do projeto (risco) na decisão de aprovar ou não as candidaturas, ao mesmo tempo que o processo de avaliação se torna mais ágil e transparente. Por outro lado, a investigação dá a conhecer um novo caso de aplicação e com sucesso da aplicação de árvores de decisão (algoritmo C5) na gestão de incentivos, contribuindo para uma melhor Public Governance.
Acknowledgements
--
Keywords
Public Governance,Fundos Comunitários,Analytics,Árvores de Decisão,Eficácia
Fields of Science and Technology Classification
- Computer and Information Sciences - Natural Sciences
- Economics and Business - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
DAFIM | ISCTE-IUL |