Public Governance: as organizações públicas e a distribuição inteligente de incentivos financeiros às empresas
Event Title
II Congresso Internacional de Contabilidade Pública – Reforma da Gestão Financeira Pública: Desafios para a investigação e a prática
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
As boas práticas de Public Governance das organizações públicas assentam, não só, mas também na eficiência e eficácia das suas atribuições. Existem organizações públicas que têm a incumbência da atribuição e verificação dos incentivos financeiros às empresas. Para estas, importa melhorar as suas decisões relativas à avaliação de candidaturas. Assim, estimam-se modelos para classificar as empresas apoiadas quanto ao cumprimento do contratualizado com o Estado e, também, quando à cessação da atividade, tendo por base a situação financeira das empresas apoiadas por um programa comunitário.
Com a utilização de técnicas de ciência de dados obtiveram-se bons modelos preditivos de classificação, o que permite às organizações contemplar, também, a probabilidade de sucesso do projeto (risco) na decisão de aprovar ou não as candidaturas, ao mesmo tempo que o processo de avaliação se torna mais ágil e transparente. Por outro lado, a investigação dá a conhecer um novo caso de aplicação e com sucesso da aplicação de árvores de decisão (algoritmo C5) na gestão de incentivos, contribuindo para uma melhor Public Governance.
Acknowledgements
--
Keywords
Public Governance,Fundos Comunitários,Analytics,Árvores de Decisão,Eficácia
Fields of Science and Technology Classification
- Computer and Information Sciences - Natural Sciences
- Economics and Business - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
DAFIM | ISCTE-IUL |