Artigo em revista científica
Formação continuada de gestores escolares no Brasil: Uma revisão sistemática da literatura sobre políticas e suas perspetivas
Soraia Carolino (Carolino, S.); Luís Capucha (Capucha, L.); Francisco Herbert Lima Vasconcelos (Vasconcelos, F.); Mateus de Lima Brito (Brito, M.);
Título Revista
Revista Educação e Políticas em Debate
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Brasil
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(Última verificação: 2024-04-26 06:09)

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Abstract/Resumo
O Gestor Escolar contemporâneo atua em um contexto de democratização, inovação e realinhamento global da educação e lhe são constantemente exigidos novos conhecimentos e habilidades, o que requer uma ampla formação. O objetivo deste estudo é analisar trabalhos que discutem sobre a formação continuada do Gestor Escolar, identificando as lacunas na legislação e perspectivas sobre o futuro do tema. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura, proposta por Kitchenham e Charters (2007), de natureza qualitativa e bibliográfica. Constatou-se que a formação deve ser ampla e diversificada. Verificou-se a necessidade de expansão das ações e políticas de formação, com previsão de grandes avanços no campo das tecnologias digitais e observaram-se lacunas legais relacionadas à temática.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Educação,Gestão escolar,Formação continuada