Autor de livro
Trovoada de ideias: Inclusão linguística e social dos estudantes internacionais dos PALOP no ensino superior português
Ana Raquel Matias (Matias, A.R.); Paulo Feytor Pinto (Pinto, P.F.); Vera Rodrigues (Rodrigues, V.); Pedro Martins (Martins, P.); Teresa Seabra (Seabra, T.); Maria Neves (Neves, M.); Rosário Mauritti (Mauritti, R); Bela Jardim (Jardim, B.); Rosário Candeias (Candeias, R); Filomena Almeida (Almeida, F.); et al.
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-26 17:14)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A presença de estudantes internacionais no ensino superior (ES) é uma das principais mobilidades internacionais dos últimos 20 anos à escala global, sendo raros os países em que este fenómeno tem decrescido. Consequentemente, são emergentes as fileiras de investigação sobre a internacionalização da mobilidade de estudantes no ES, constituindo-se atualmente parte significativa das prioridades estratégicas das instituições do ensino superior (IES), seja em termos de sustentabilidade e continuidade das instituições, seu ensino e investigação, seja em termos do seu prestígio internacional. Em Portugal, registasse igualmente, uma crescente presença de estudantes internacionais, sendo ainda destino privilegiado da mobilidade internacional de estudantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) desde os anos 1980. Observamos que estes contingentes específicos, a par de outros estudantes internacionais, têm trazido para as IES portuguesas importantes desafios multiculturais, no caso específico dos primeiros também decorrentes das dinâmicas sociais da variação da língua portuguesa enquanto língua internacional, cujas implicações nas instituições de acolhimento nos parece urgente discutir. Tendo em conta esta preocupação, pretendemos contribuir para um conhecimento mais aprofundado sobre a realidade específica dos estudantes internacionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) nas IES portuguesas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
estudantes internacionais dos Países Africanos,ensino superior,inclusão social,investigação-ação,socializações linguísticas,sociais e académicas
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
(PT/2018/FAMI/355) Fundo Europeu para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI)