Publicação em atas de evento científico
Transformações e evoluções morfológicas das zonas verdes do centro de Lisboa no novo milénio
Krisztina Ramneantu (Ramneantu, K.); Teresa Marat-Mendes (Marat-Mendes, T.);
11ª Conferência Internacional da Rede Lusófona de Morfologia Urbana (PNUM 2023): Morfologia urbana: Planeamento, recuperação e resiliência, Atas de resumos
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-26 11:37)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A forma como se passaram a prioritizar os estilos de vida urbanos no planeamento de cidades, para que estas sejam mais eficientes, funcionais, sustentáveis e garantes de melhor qualidade de vida para os seus cidadãos, pode ser posicionada como uma extensão das eco-ansiedades introduzidas no debate académico no final do século passado. A aposta nos projetos de regeneração urbana a que se assistiu no início dos anos 2000, teve como principal objetivo o encorajar da vida nos centros urbanos das cidades europeias, centrado no conceito de livability que conquistou bastante peso neste debate. O rápido crescimento urbano ignorou contudo as funções dos ecossistemas, promovendo uma substituição dos espaços verdes por outras superfícies minerais duras, contribuido significativamente para transformações microclimáticas com repercussão no aumento da temperatura do ar, dos níveis de poluição e mudanças morfológicas nas áreas urbanas (Tsoka, 2017).
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Espaços verdes,Características morfológicas,Centro do Lisboa,Pós-2001
  • Outras Ciências Agrárias - Ciências Agrárias
  • Artes - Humanidades
  • Outras Humanidades - Humanidades

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.