Comunicação em evento científico
Democracia e Sociologia do Direito
Pierre Guibentif (Guibentif, P.);
Título Evento
“Democracia e Tribunais”, 2nd meeting of the Red Internacional Sobre Justicia, Política Y Derecho (REDIJUS), 20-21 October 2023
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Uma condição de efectividade da democracia é um conhecimento adequado das instituições que estruturam uma colectividade, partilhado entre os membros desta comunidade. Numa sociedade complexa, que desenvolveu ao longo dos séculos um direito complexo, este conhecimento ganha em ser desenvolvido aproveitando as ferramentas das ciências. Por sua vez, elementos de conhecimento produzidos por especialistas da investigação sobre a realidade social, devem adequadamente partilhados com não especialistas. São estes os dois desafios principais aos quais a sociologia deve responder para poder contribuir para poder contribuir para a democracia. E poderá defender-se que se trata de um contributo indispensável.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Sociologia do direito,Democracia
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Direito - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.