Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
A auto-apresentação dos portugueses na plataforma de online dating Tinder
Título Evento
X Congresso Sopcom
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
A investigação desenvolvida teve como objetivo principal explorar as estratégias de autoapresentação mediada dos utilizadores portugueses e do processo de construção de perfis individuais na rede de online dating Tinder.
O desenho da pesquisa mobilizou procedimentos de recolha de dados assente numa metodologia mista, através da articulação da recolha de dados via observação não participante de 200 perfis (resultando num corpus de 701 fotografias e 87 textos), entrevista (10) e consequente análise de conteúdo.
Após análise da componente visual e textual foi possível observar singularidades, mas também padrões, nas práticas de autoapresentação e desempenho identitário, tanto em termos de imagens, como na informação textual.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Classificação Fields of Science and Technology
- Sociologia - Ciências Sociais
- Ciências da Comunicação - Ciências Sociais