Publicação em atas de evento científico
Ser e aprender: A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação
Maria Álvares (Álvares, M. E.); Tiago Caeiro (Caeiro, T.);
II Encontro de Sociologia da Educação: "Educação, Territórios e (Des)Igualdades"
Ano (publicação definitiva)
2011
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Esta apresentação procura lançar a discussão em torno das desigualdades sociais e face à escola, centrando-se na procura de soluções para desenvolver um sistema educativo equitativo e de excelência. É analisada a relevância e pertinência de um tipo particular de resposta política, assente na territorialização e descriminação positiva de escolas, tendo por base a experiência do 2° Programa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2) do Ministério da Educação e procurando analisar a eficácia desta iniciativa. Para o efeito, foi analisado um questionário lançado a 35 escolas da segunda geração do Programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2) que desenvolveram projectos entre 2006/2009 (TEIP2 1a fase), sendo apresentados e examinados os principais resultados relativos a um conjunto de dimensões estratégicas do sucesso escolar e educativo. A análise da informação permitiu reconhecer o sucesso do Programa TEIP nos agrupamentos de escola e escolas não agrupadas da 1° fase, tendo-se verificado, no conjunto, uma diminuição do abandono escolar e das taxas de retenção, uma melhoria do clima escolar e dos resultados da avaliação externa das aprendizagens, bem como efeitos ao nível da diversificação de respostas pedagógicas e sociais e de ofertas educativas e formativas.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave