Artigo em revista científica Q4
No trilho de uma carreira: oportunidades para jovens institucionalizados em centros educativos portugueses
Dulce Martins (Martins, D.); Carolina Fernades de Carvalho (Carvalho, C.);
Título Revista
Psicologia Escolar e Educacional
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Brasil
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N.º de citações: 1

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Títulos Alternativos

(Espanhol/Castelhano) En el sendero de una carrera: oportunidades para jóvenes institucionalizados en centros educativos portugueses

(Inglês) On the trail of a career: opportunities for institutionalized youngsters in Portuguese educational centers

Abstract/Resumo
Os contextos de vida moderna trazem desafios que despertam o interesse de (re)pensar a importância e a forma de realizar um percurso para uma carreira. O objetivo do presente artigo é compreender como a frequência de cursos profissionais possibilita aos jovens institucionalizados em centros educativos portugueses uma exploração vocacional. Os jovens participantes (N=15) encontravam-se em cumprimento de medidas tutelares educativas, com a média de idades situada nos 16 anos de idade, a frequentar cursos de Educação e Formação de Adultos para aquisição de competências escolares e profissionais. As oportunidades disponíveis nos centros educativos portugueses promovem a caminhada dos jovens na educação e na responsabilidade através da frequência em atividades de educação e formação. É necessário dinamizar programas de intervenção para os jovens institucionalizados, para o desenvolvimento de um trilho para a vida ativa ancorado na realização e no equilíbrio positivo entre a vida pessoal e a carreira.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Profissões,Adolescentes,Centros educativos
  • Psicologia - Ciências Sociais