Artigo em revista científica
Perspectiva etnográfica como proposta de metodologia de ensino de sociologia
Patricia Bandeira de Melo (Melo, P. B.); Tatiane Oliveira de Carvalho Moura (Moura, T.);
Título Revista
Revista Portuguesa de Educação
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
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N.º de citações: 3

(Última verificação: 2024-05-03 16:39)

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Abstract/Resumo
Este artigo apresenta um modelo de mediação didática para o ensino de sociologia. Efetivada em uma escola pública na cidade de São José do Belmonte, Pernambuco, Brasil, a mediação fitou o aprendizado a partir de uma pesquisa de campo feita durante a festa da Cavalgada à Pedra do Reino. Primeiro, os estudantes apropriaram-se dos conceitos de cultura, cultura popular, festa, festa popular e etnografia, e foram a campo para observar, estranhar e refletir acerca do meio do qual fazem parte, registrando suas reflexões em cadernos de campo. Nessa proposta de trabalho de perspectiva etnográfica, os alunos usaram o mundo como laboratório para compreender a sociologia. A mediação didática considerou que os discentes são investigadores críticos, protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, na qual a palavra é dada ao educando. Eles usaram o seu contexto de existência para compreender sociologicamente o que já conheciam, mas cujos sentidos eram silenciados na estrutura social.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Mediação didática,Ensino de sociologia,Perspectiva etnográfica
  • Sociologia - Ciências Sociais