Artigo em revista científica
Estratégias metodológicas de empoderamento do estudante de doutoramento
Título Revista
Cuadernos de Trabajo Social
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Espanha
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-03-08 05:15)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Methodological strategies for the empowerment of the doctoral student

(Espanhol/Castelhano) Estrategias metodológicas para el empoderamiento del estudiante de doctorado

Abstract/Resumo
Um longo, lento e solitário processo caracteriza uma tese de doutorado que muitas vezes é interrompido por fatores externos e/ou internos, levando a uma redução acentuada no número de alunos que frequentam o programa de formação ou a uma conclusão tardia do processo. Neste artigo, apresentamos um conjunto de estratégias metodológicas inovadoras na promoção do Empowerment do estudante de 3º ciclo de estudos (PhD). Estratégias que vão desde a promoção de espaços motivacionais integrativos do estudante; estímulo a grupos informais de pesquisa da iniciativa do estudante na concretização de oportunidades online para o estabelecimento de relações de contato com outros centros de pesquisa e outros estudantes / pesquisadores e criação de atividades de pesquisa de campo, com o objetivo final de sucesso na conclusão de uma tese de doutorado. Neste conjunto de estratégias, incluímos a promoção da participação dos estudantes de doutoramento em eventos científicos internacionais e nacionais, bem como o incentivo à publicação em revistas indexadas e não indexadas e a apresentação de Working Papers. Como exemplo empírico, será apresentado NUDLA / ISCTE - IUL.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Tese doutoral,Estratégias,Metodologias de inovação