Comunicação em evento científico
As opiniões e sugestões dos públicos sobre os museus e as exposições: uma proposta de grelha interpretativa
Maria João Lima (Lima, M. J.); Sónia Apolinário (Apolinário, S.);
Título Evento
XI Congresso Português de Sociologia
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2022-07-22 15:56)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
À medida que os públicos ganham relevância para o cumprimento da missão das instituições culturais ganha também importância ouvir o que estes têm a dizer de modo a que sejam considerados na gestão das instituições. Em Portugal, e especificamente nos museus, esta questão está também muito presente. O número de visitantes dos museus nacionais tem vindo a crescer, sobretudo à conta do aumento dos visitantes estrangeiros. Sendo relativamente recente, este contexto coloca vários novos desafios às políticas públicas e à gestão dos museus e reforça a necessidade de ouvir os visitantes de modo a identificar eventuais bloqueios à difusão cultural e a equacionar as respetivas respostas. São vários os métodos que as instituições museais vêm adotando de modo a “ouvir” os seus públicos. Nesta comunicação explora-se um método de análise das opiniões e sugestões dos públicos de museus, nacionais e estrangeiros. Mais especificamente discute-se a grelha interpretativa composta por três níveis: 18 códigos temáticos no 1º nível e consequentes desdobramentos (2º e 3º níveis) com um total de 50 subcódigos. Tem-se em conta duas bases empíricas: uma, que esteve na origem da grelha, é constituída pelas respostas a um inquérito aplicado em 14 museus nacionais tutelados pela Direção Geral do Património (DGPC) em 2015; a outra decorre das respostas a outro inquérito aos públicos, mas agora relativamente a uma exposição temporária (2018). Pretende-se, através da aplicação em dois universos distintos, identificar as condições de generalização da grelha. O método de ambos os inquéritos é quantitativo extensivo, mas as bases empíricas aqui utilizadas são qualitativas, constituídas pelas respostas a uma pergunta aberta destinada a recolher as opiniões e sugestões suscitadas pela experiência de visita. A finalizar apresentam-se os resultados da análise dos corpus os quais permitem evidenciar os aspetos positivos e aqueles em que seria importante introduzir alterações de modo a melhor a relação dos museus com os públicos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Públicos de museus e exposições,Sugestões pós-visita,Grelha interpretativa