Comunicação em evento científico
Os serviços da morte na internet: análise do discurso a websites da Servilusa
Pedro Caldeira Pais (Pais, Pedro Caldeira);
Título Evento
VII Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Inserida numa Tese sobre a comunicação da morte em contexto da internet, esta comunicação foca-se na análise a dois websites da Servilusa (maior empresa funerária de Portugal), através da aplicação da Análise Crítica do Discurso. Tendo como objectivo principal compreender como a morte é representada neste contexto, os resultados dividem-se em três partes. Em primeiro lugar, são identificadas tendências discursivas utilizadas nos sites, verificando-se, entre outras coisas, um elevado grau de empresarialização, uma postura inovadora – tendo em conta uma indústria funerária tendencialmente conservadora –, e a tentativa de produzir sentido e simbolismos na publicitação dos serviços. Uma segunda parte é dedicada à identificação de construções narrativas concretas por parte da empresa, nomeadamente a diferenciação por estratos sociais que esta produz na apresentação de diversos serviços, aparentemente englobada numa comunicação para classes altas. A terceira e última parte é dedicada, mais concretamente, à representação da morte, sendo que se verifica a tendência para a produção de um discurso sobre a morte pouco directo, isto é, fortemente eufemístico e subtil, tanto no texto como nas imagens, e em que parece ocorrer uma estilização da morte. De um modo geral, o discurso produzido nos sites parece ser influenciado pela dimensão e pelos objectivos e posicionamento da empresa no mercado funerário português.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave