Comunicação em evento científico
Avaliação e monitorização de um programa de intervenção num contexto de pandemia
Ana Fialho (Fialho, A.); Lígia Monteiro (Monteiro, L.); José Malaquias (Malaquias, J.); António Moreira (Moreira, A.);
Título Evento
Porto ICRE’22 - Porto International Conference on Research in Education 2022
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
As sociedades atuais, inclusivamente a Portuguesa, caracterizam-se por uma crescente diversidade étnica, social, económica e cultural, encontrando-se em rápida mudança. Neste contexto, as competências sociais e emocionais são ferramentas fundamentais, uma vez que contribuem para o sucesso académico, a empregabilidade, a cidadania ativa, a saúde psicológica e o bem-estar (OECD, 2015). As competências sociais e emocionais dizem respeito a um conjunto de capacidades individuais que se podem manifestar em padrões consistentes de pensamentos, sentimentos e comportamentos (OCDE, 2015; OCDE, 2018). É reconhecido que criar contextos promotores da sua emergência e desenvolvimento, desde os primeiros anos, é mais eficaz e menos dispendioso do que procurar posteriormente solucionar ou remediar dificuldades (Heckman, 2006). Integradas nesta visão, as atividades The Inventors procuram desenvolver, em crianças do 1º e do 2º ciclo, as competências referidas através da responsividade ao espírito curioso das crianças, ao desafiarem os seus interesses pelo conhecimento com a base de trabalho nas STEAM. Cada sessão, desenvolvida no contexto das atividades de enriquecimento curricular, é construída com o objetivo de a criança experienciar, gerir e expressar as suas emoções; explorar o ambiente com curiosidade e confiança, supervisionada pelo adulto; e resolver de modo adequado, criativo e eficaz problemas concretos, aplicáveis no quotidiano e em contextos diversos. Reconhecendo o seu valor, um programa eficaz de promoção e desenvolvimento de competências sociais e emocionais deve ser cuidadosamente planeado e continuamente monitorizado e avaliado. Com esse objetivo, no âmbito das Academias Gulbenkian do Conhecimento, o programa The Inventors foi implementado em 31 instituições de ensino da rede privada de Portugal continental, Madeira e Açores, em 158 crianças. Da avaliação de impacto realizada à metodologia The Inventors, verificou-se, entre os domínios analisados (i.e., pensamento criativo, autorregulação e resolução de problemas), um aumento na perceção das crianças sobre as suas competências de resolução de problemas (comparando o pré-teste e o pós-teste) [t(132) = -2.28; p = .01]. Por sua vez, no grupo de crianças que não teve acesso à intervenção verificou-se um aumento nas competências de empatia [t(87) = -0.17; p = .05], controlo emocional [t(87) = -3.47; p = .03] e regulação emocional [t(87) = -2.25; p = .01], do pré-teste para o pós-teste. A análise ao nível da monitorização da implementação revelou que os níveis de satisfação das crianças (Mdez = 4.90, DPdez = 0.40; Mmaio = 4.84, DPmaio= 0.46; escala 1 a 5), e dos diretores das instituições (M = 9.38, DP = 0.86; escala 1 a 10), onde a academia decorreu, foram elevados. Quanto aos níveis de qualidade pedagógica das sessões (e.g., clima das sessões, interação monitor-criança, interações entre as crianças) foram considerados altos (M = 4.09, DP = .40; escala de 1 a 5). A forma como as atividades The Inventors procuram incentivar as crianças a observar, colocar questões, fazer previsões, experimentar e encontrar soluções inovadoras, parece estar a contribuir para o desenvolvimento da competência de resolução de problemas [i.e., gerar novas formas de pensar e fazer, explorando e aprendendo com o erro (Kankaraš, & Suarez-Alvarez, 2019)].
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave