Artigo em revista científica Q3
Confiança e uso dos media na União Europeia: Determinantes socio-mediáticas da confiança nas autoridades locais e regionais
João Carlos Sousa (Sousa, J. C.); Ana Pinto Martinho (Pinto-Martinho, A.);
Título Revista
Media e Jornalismo
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-25 15:36)

Ver o registo na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-20 19:19)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-27 06:31)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Trust and media use in the European Union: socio-media determinants of trust in local and regional authorities

Abstract/Resumo
Compreender quais são os factores sócio-mediáticos que impactam na confiança dos cidadãos nas autoridades locais e regionais revela-se de extrema importância, em sociedades crescentemente polarizadas. O presente trabalho pretende, através do uso de dados do Eurobarómetro, com um total de 27.746 participantes dos 28 Estados-Membro da União Europeia, contribuir para uma clarificação do papel dos media na confiança nas instituições locais e regionais. A operacionalização passa pela implementação de um modelo de regressão logística, que permita medir o impacto dos media e determinantes sócio-educacionais na confiança nestas instituições de proximidade. A demonstração empírica permitiu concluir que quem confia e usa os media tradicionais tende a ter maiores probabilidades de confiar nas autoridades locais e regionais. Estas evidências remetem-nos para a ideia de que os maiores utilizadores dos media digitais devem ser o foco de políticas públicas que visem a literacia mediática e digital. Deste combate depende a democraticidade das sociedades europeias. ____ Understanding which socio-media factors can impact citizens’ trust in local and regional authorities is extremely important in increasingly polarized societies. The present work aims, through the use of Eurobarometer data, with a total of 27,746 participants from the 28 Member States of the European Union, to contribute to a clarification of the role of the media in promoting trust in local and regional institutions. Operationalization involves the implementation of a logistic regression model, which makes it possible to measure the impact of the media and socio-educational determinants on trust in these proximity institutions. The empirical demonstration allowed us to conclude that those who trust and use traditional media tend more likely to trust local and regional authorities. This evidence leads us to the idea that the biggest consumers of digital media should be the focus of public policies aimed at media and digital literacy. The democracy of European societies depends on this struggle.
Agradecimentos/Acknowledgements
FCT (SFRH/BD/136605/2018)
Palavras-chave
Confiança nos media,Uso dos media,Confiança nas autoridades locais/regionais,Eurobarómetro
  • Ciências da Comunicação - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BD/136605/2018 Fundação para a Ciência e a Tecnologia