Artigo em revista científica
O trabalho das professoras em tempos de pandemia COVID-19: Problemáticas e construções da docência e do cuidar na esfera doméstica em Portugal
Virgínia Baptista (Baptista, V.); Paulo Alves (Marques Alves, P.);
Título Revista
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-05-02 00:28)

Ver o registo na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Espanhol/Castelhano) El trabajo de las profesoras en tiempos de pandemia covid-19: Problemas y construcciones de la enseñanza y el cuidado en el ámbito doméstico en Portugal

(Inglês) The work of teachers in times of the covid-19 pandemic: Problems and constructions of teaching and caring in the domestic sphere in Portugal

Abstract/Resumo
Ao longo da História foram vividas várias pandemias. Contudo, a atual doença covid-19 apanhou desprevenidas as sociedades e as pessoas individualmente, levando ao isolamento social e à experimentação de novas situações laborais, como no ensino a distância. Sendo a docência uma profissão feminizada, em Portugal, neste artigo procuramos discutir as consequências para as docentes da dupla jornada em casa, acumulando o trabalho laboral e o cuidar da família, o que se insere numa lógica geral do neoliberalismo. No entanto, verificámos que apesar de algumas mudanças na legislação e no quotidiano sobre a igualdade de género, coube essencialmente às mulheres o cuidar dos filhos e das filhas mais pequenas ou dos progenitores mais velhos e velhas. Logo, na prática diária, há um percurso ainda a fazer na profissão docente que conduza efetivamente à igualdade de género e de inclusão para a cidadania de todas as pessoas. ____ Throughout history several pandemics have been experienced. However, the current covid-19 disease has caught societies and individuals off guard, leading to social isolation and the experimentation of new work situations, such as distance learning. Since teaching is a feminized profession, in Portugal, in this article we tried to discuss the consequences for female teachers of the double journey at home, accumulating work and family care, which is part of a general logic of neoliberalism. However, we found that despite some changes in legislation and in daily life regarding gender equality, it has essentially fallen to women to take care of their children and younger daughters or older parents. Therefore, in daily practice, there is still a way to go in the teaching profession to effectively lead to gender equality and inclusion for the citizenship of all people.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Pandemia,Docência,Professoras,Ensino a distância,Cuidar,Igualdade de género