Publicação em atas de evento científico
Projeto Kit@: Formação em literacia mediática para educadores de infância na Europa
Catarina Liane Araújo (Araújo, C. L.); Cecília Aguiar (Aguiar, C.); Lígia Monteiro (Monteiro, L.);
Livro de Resumos do 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-26 18:31)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Esta comunicação resulta do trabalho realizado no âmbito do Projeto Erasmus + Kit@ - Formação profissional para o desenvolvimento da literacia mediática em profissionais de educação de infância e instituições comparáveis da Europa (2017-2020) - 2017-1-DE02-KA202-004186. Contou com a participação de instituições da Alemanha, Bulgária, Eslováquia, Grécia e Portugal. Um dos objetivos do Projeto visava a criação de soluções inovadoras para o desenvolvimento de competências pedagógicas de educação para os media. Também pretendeu promover a literacia mediática e o desenvolvimento de competências digitais em jardim de infância, utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação. Com base na análise do estado de arte sobre a educação para os media, em idade pré-escolar, foram criados ambientes virtuais de aprendizagem (em formato e-learning) através do desenho de um portal online multilingue com: um curso de formação, um manual interativo e exemplos práticos, ofertas de aprendizagem baseadas na Web, um teste de avaliação de competências e um conjunto de aplicações úteis (ver https://kita-project.eu/). Os recursos produzidos foram avaliados (em 2020, em diversas zonas de Portugal Continental), através de workshops de grupos focais realizados junto de educadores, futuros educadores e outros profissionais da educação. Estes permitiram avaliar, através do debate e discussão, as opiniões e perceções dos participantes sobre os recursos produzidos no âmbito do projeto e a sua adequação para a exploração da literacia mediática de crianças. Obtiveram-se considerações positivas quanto à relevância (especialmente pela COVID-19), utilidade, transferência de conhecimentos e competências. Os produtos construídos e as descobertas alcançadas serão discutidas quanto às suas implicações para as práticas de literacia mediática nos contextos europeus de jardim de infância. Serão apresentadas recomendações para decisores políticos, formadores na formação inicial e contínua de profissionais de educação de infância, profissionais de educação de infância e investigadores.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Literacia mediática,Educação de infância,Formação,Ambiente virtual de aprendizagem,Europa