Publicação em atas de evento científico
Matriz de indicadores para caracterização de espaços urbanos: Abordagens morfológica, funcional, ambiental e social: Praça de São Paulo e Miradouro de Santa Catarina (2019-2023)
Ana Cravinho (Cravinho, A.); Teresa Madeira da Silva (Silva, T. M. da S.);
11ª Conferência Internacional da Rede Lusófona de Morfologia Urbana (PNUM 2023). Morfologia Urbana: Planeamento, Recuperação e Resiliência. Atas de Resumos
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-23 20:23)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O presente artigo propõe caracterizar e avaliar dois espaços públicos, Praça de São Paulo e Miradouro de Santa Catarina, ambos na freguesia da Misericórdia, em Lisboa, através de uma matriz de indicadores quantitativos e qualitativos do espaço urbano, através das abordagens morfológica, funcional, ambiental e social, com o objetivo de neles determinar, fenómenos de segregação e inclusão, encontro e conflito existentes, num contexto de pré e pós pandemia, bem como novas configurações espaciais decorrentes da conjuntura epidémica Covid-19, entre 2019 e 2023.7 A construção da matriz de indicadores do espaço urbano proposta, terá por base uma pesquisa bibliográfica, bem como a recolha de iconografia e cartografia e a observação participante, com recurso a entrevistas semi-diretivas e o desenho de mapas de fluxos e mapas comportamentais.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Espaço público,Indicadores do espaço urbano,Cidade,Atores urbanos,Apropriação do espaço
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
  • Artes - Humanidades
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PTDC/GESURB/1053/2021 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.