Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Quedas em idosos com perturbações mentais residentes em unidade de saúde de longa duração=Falls in the elderly with mental illness residing in long-term health unit
Título Revista
Revista Portugesa de Enfermagem de Saúde Mental (RPESM)
Ano (publicação definitiva)
2014
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
As quedas na população psicogeriátrica são um importante problema de saúde particularmente em situações de internamento ou institucionalização de longo prazo. São reconhecidas as repercussões na funcionalidade e na qualidade de vida e os elevados custos socio económicos. De etiologia multifatorial, pela sua gravidade e custos requer intervenção preventiva.
Objetivos: Determinar a prevalência de quedas das pessoas idosas com perturbação mental residentes numa unidade saúde de longa duração (USLD) e os fatores associados.
Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, correlacional transversal a 80 idosos com perturbação mental, residentes numa ULSD do Centro de França. Estudou-se a prevalência de queda e fatores associados. Os dados foram colhidos da ficha de dados sociodemográficos; escala de funcionalidade Aggir e o evento de queda. Foram respeitados os princípios éticos.
Resultados: Os resultados sugerem uma prevalência de 25% de quedas numa população envelhecida. A perturbação mental e a dependência são fatores em realce.
Conclusão: Uma complexa interação entre múltiplos fatores pessoais, ambientais e sociais na etiologia de queda sugere a importância da prevenção e de programas de monitorização do risco a ela associados.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Idoso; Institucionalização; Pessoas mentalmente doentes; Acidentes por quedas