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Relações Públicas Financeiras: A informação ao investidor nos sites das empresas cotadas
Comunicação e Cidadania - 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Year (definitive publication)
2008
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
As novas tecnologias vieram revolucionar a vida das organizações e a forma como estas
se relacionam com os seus públicos. Como qualquer novidade, as novas tecnologias
produziram transformações com reflexos ao nível dos hábitos, atitudes e
comportamentos. Os sites empresariais apresentam-se assim, cada vez mais, como a
porta de entrada principal nas empresas. Cada meio, cada suporte de comunicação tem
as suas próprias características. Um conteúdo informativo não é tratado da mesma forma
pela TV, pela rádio ou por um jornal e o mesmo princípio tem também que se aplicar aos
sites da Internet. Esta questão ganha maior relevância quando abordamos as empresas
cotadas que para além das responsabilidades comuns às das outras empresas acumula
ainda um conjunto de obrigatoriedades ao nível de prestação da informação. Os
conteúdos disponibilizados pelas empresas nos seus sites têm que ser muito mais do que
um simples depositar de informação. Tanto mais, se falarmos de pequenos investidores
que têm escassas fontes de informação e buscam nesta procura elementos que lhes
permitam avaliar melhor as suas decisões ou acompanhamento dos seus investimentos.
As questões relacionadas com o governo das sociedades – transparência e informação
ao investidor têm ganho cada vez mais atenção a nível internacional. À semelhança de
outras congéneres a nível mundial, a entidade que em Portugal tem a supervisão neste
domínio, a CMVM – Comissão de Mercados de Valores Mobiliários - promove um
conjunto de obrigatoriedades ao nível da prestação da informação pelas sociedades
emitentes. Pretende-se com estas normas que a informação seja mais completa,
facilmente acessível e em simultâneo a todos os investidores, dando cumprimento a
princípios como a igualdade de oportunidades nas decisões de investimento, a protecção
dos investidores, através de uma melhor avaliação dos riscos associados ao investimento
e uma maior transparência do mercado. É em temas como a transparência que a
comunicação é fundamental, porque sem a sua correcta aplicação os princípios de
informação anteriormente enunciados correm o risco de não vingarem.
Em suma, a forma como as empresas emitentes disponibilizam a informação, adoptando
critérios de transparência, geram confiança que se irá traduzir em reputação. Estes são
sem dúvida factores críticos de sucesso no relacionamento com os investidores. Neste
sentido será necessário utilizar adequadamente as novas tecnologias, nomeadamente a
Internet para o cumprimento da missão das empresas junto do público investidor.
Partindo das obrigatoriedades legais em termos de prestação de informação por parte
das sociedades emitentes, o que aqui apresentamos são um conjunto de indicadores que
permitiram criar um índice de transparência através de uma grelha de análise de sites,
assente em conceitos fundamentais da comunicação e na observação das melhores
práticas internacionais. A homepage enquanto porta de entrada nos sites, área reservada
aos investidores, os conteúdos, nível de esforço, localização da informação e percepção
da qualidade são variáveis de análise que aqui se desenvolvem.
Acknowledgements
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Keywords
Comunicação Financeira,Internet,Transparência,Relações Públicas